Colaboradores

Rede de Brasileiras e Brasileiros na Espanha
A Rede de Brasileiras e Brasileiros na Espanha foi fundada em junho de 2009 durante o 3ª Encontro Europeu da Rede de Brasileiros e Brasileiras no Exterior realizado em Barcelona, Catalunha/Espanha, que contou com apoio da Secretaria de Imigração da Generalitat de Catalunya, Organização Internacional para as Migrações e Consulado do Brasil em Barcelona. O objetivo da Rede é reunir as associações brasileiras na Espanha e possibilitar que estes grupos trabalhem em rede para atender às demandas e preocupações da comunidade brasileira residente no país nos diferentes âmbitos como: cultural, educacional, econômico, político, religioso e social. Hoje, a Rede já conta com a participação de 11 associações brasileiras na Espanha.
GEDIME – Grup d’Estudis d’Immigració i Minories Etniques
O GEDIME (Grup d’Estudis d’Immigració i Minories Ètniques) é um grupo reconhecido como Grupo de Pesquisa Consolidado pela Generalitat de Catalunya. Vinculado ao Departamento de Sociologia da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), o GEDIME foi criado em 1989 com a finalidade de realizar pesquisas sobre um tema ainda incipiente e socialmente invisível à sociedade catalã no final dos anos oitenta: chegada de imigrantes de origem estrangeira. A fundadora do grupo foi a catedrática de Sociologia, Dra. Carlota Solé, uma das pioneiras dos estudos sobre imigração na Espanha. Hoje o GEDIME conta com um sólido grupo de pesquisadores e bolsistas do Departamento de Sociologia da UAB, além da colaboração de pesquisadores de outras universidades.
GEB Grupo de Estudos sobre Brasileiros no Reino Unido
O GEB é um grupo de pesquisa fundado por Ana Souza (Goldsmiths, University of London), Denise Garcia (University of East London) e Tamara Oliven (University College London) em 2008, como resultado dos trabalhos apresentados por Ana Souza e Denise Garcia na lista de discussão da ABEP. Os debates realizados demonstraram uma importante atividade acadêmica e cultural sobre o Brasil no Reino Unido, mas foi identificada uma carência em relação aos estudos sobre brasileiros que vivem nos Reino Unido. A relevância destes estudos foi reconhecida e, a partir daí, foi formado o GEB com os seguintes objetivos: permitir uma compreensão multidisciplinar das questões que afetam a comunidade brasileira no Reino Unido, criar um banco de recurso com as publicações sobre imigração brasileira no Reino Unido e outros países, além de promover debates e difundir pesquisas sobre o tema.
Grupo de investigación con solidado Multiculturalismo y Género
El Grupo de Investigación Multiculturalismo y Género, reconocido como grupo de investigación consolidado por la Generalitat de Catalunya, fue fundado por la catedrática de Historia Contemporánea Mary Nash en 1999. Pese a estar adscrito al Departamento de Historia Contemporánea de la Universidad de Barcelona, el grupo ha estado siempre marcado por la interdisciplinariedad en el abordaje de sus investigaciones. Está compuesto por especialistas en Historia, Geografía, Antropología, Sociología y Ciencias de la Comunicación. La composición de su equipo permite al grupo desarrollar diferentes líneas de investigación: representaciones culturales de la alteridad; inmigración, identidades y pautas de inclusión/exclusión; historia de las mujeres y discursos de género; género y espacio urbano; políticas de igualdad.
Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), situado em Brasília (Brasil), fundado em 1999, é uma associação sem fins de lucro, de caráter filantrópico, voltado a promover a reflexão sobre o tema das migrações, e atuar na proteção e defesa dos direitos humanos dos migrantes e dos refugiados, incluindo: migrantes, internos, refugiados e refugiadas, imigrantes, brasileiras e brasileiros no exterior e retornados. Sua missão é “promover o reconhecimento da plena cidadania dos migrantes e refugiados, no respeito à sua dignidade, atuando na defesa de seus direitos, na assistência sócio-jurídica e humanitária, em sua integração social, e promovendo sua inclusão nas políticas públicas, com especial atenção às situações de maior vulnerabilidade”. Com o objetivo de articular forças e somar esforços em favor da causa, o IMDH organizou a Rede Solidária para Migrantes e Refugiados, atualmente integrada por mais de 40 instituições, presentes em todas as regiões do Brasil. Em 2006, o IMDH recebeu o Prêmio Solidário, concedido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados/Missão Brasil.

Deixe um comentário